quarta-feira, 29 de maio de 2013

Decisões que influenciarão sua vida

E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar (Daniel 1.8).

Decidir não é fácil. Exige reflexão, cautela e discernimento. Não podemos menosprezar o valor e a importância das nossas escolhas. Não obstante essas decisões nos levarem à vitória ou à derrota, nós ainda prestaremos contas de nossas ações a Deus (Romanos 14.12). Isso significa que o nosso presente determina o nosso futuro.

Simplesmente desejar algo não garante a construção do nosso amanhã, mas, sim, as decisões e atitudes que tomarmos a partir delas. Provérbios 13.4 diz que o preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. Como lemos, não é preciso esforço para desejar, pois até o preguiçoso deseja. A diferença é que ele não chega a lugar algum. Você tem planos? Então trabalhe e dedique-se para alcançá-los.

Se você não busca a excelência em todas as áreas da sua vida, então, provavelmente está sendo influenciado pela mediocridade. A Bíblia, nosso manual de comportamento, apresenta-nos homens e mulheres que são exemplos a serem imitados por nós a fim de buscarmos uma vida de excelência.

O profeta Daniel é um desses. Por várias vezes o livro que leva o seu nome faz referência às qualidades deste homem que marcou a sua geração. Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente. Tenho ouvido que a excelência está em ti (Dn 5.12,14).

Decisões que farão a diferença

Decida ser alguém de caráter,
Deus está à procura de pessoas fiéis e íntegras. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá (Sl 101.6).

Tenha palavra,
Há valor na palavra do homem. Por isso, cumpra o que você acertar com os outros. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna (Mt 5.37).

Honre seu nome
Há pessoas que são valorizadas pelo que tem, e não pelo que são. A Bíblia, porém, assegura que mais vale o bom nome do que as muitas riquezas (Pv 22.1).

Faça o que é correto
Seu exemplo de retidão influenciará as pessoas à sua volta e dará testemunho do agir de Cristo em sua vida. Zelamos pelo que é honesto diante de Deus e dos homens (2 Co 8.21).

Saiba relacionar-se
O homem não foi feito para viver isolado, pois ele é um ser social. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele (Gn 2.18).

Saiba escolher seus amigos
Amigos devem ter propósitos em comum, comunicar suas necessidades e compartilhar as vitórias, como fez Daniel quando recebeu o reconhecimento do rei (Dn 2.48-49).

A decisão mais importante

Porém, de todas as decisões que o homem pode tomar, a mais sábia é buscar a Deus. Para tal, mais uma vez tomamos como referência o profeta Daniel. A despeito do decreto que ameaçava de morte todos que não reverenciassem o imperador, o profeta buscou ao Senhor.

Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer (Dn 6.10).

Quando buscamos os conselhos de Deus, Ele nos orienta a agir de maneira sábia, a fim de que não percamos nossas bênçãos e oportunidades. Faça como o profeta Daniel, que buscou o Pai incessantemente. Sua submissão foi determinante para que ele fosse próspero e bem-sucedido em todas as suas atribuições e escolhas.
Estamos apenas no início de 2013; por isso, tome decisões que farão toda a diferença para você não somente no decorrer deste ano, mas em todos os dias da sua vida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário