quarta-feira, 29 de maio de 2013

Decisões que influenciarão sua vida

E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar (Daniel 1.8).

Decidir não é fácil. Exige reflexão, cautela e discernimento. Não podemos menosprezar o valor e a importância das nossas escolhas. Não obstante essas decisões nos levarem à vitória ou à derrota, nós ainda prestaremos contas de nossas ações a Deus (Romanos 14.12). Isso significa que o nosso presente determina o nosso futuro.

Simplesmente desejar algo não garante a construção do nosso amanhã, mas, sim, as decisões e atitudes que tomarmos a partir delas. Provérbios 13.4 diz que o preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta. Como lemos, não é preciso esforço para desejar, pois até o preguiçoso deseja. A diferença é que ele não chega a lugar algum. Você tem planos? Então trabalhe e dedique-se para alcançá-los.

Se você não busca a excelência em todas as áreas da sua vida, então, provavelmente está sendo influenciado pela mediocridade. A Bíblia, nosso manual de comportamento, apresenta-nos homens e mulheres que são exemplos a serem imitados por nós a fim de buscarmos uma vida de excelência.

O profeta Daniel é um desses. Por várias vezes o livro que leva o seu nome faz referência às qualidades deste homem que marcou a sua geração. Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente. Tenho ouvido que a excelência está em ti (Dn 5.12,14).

Decisões que farão a diferença

Decida ser alguém de caráter,
Deus está à procura de pessoas fiéis e íntegras. Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá (Sl 101.6).

Tenha palavra,
Há valor na palavra do homem. Por isso, cumpra o que você acertar com os outros. Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna (Mt 5.37).

Honre seu nome
Há pessoas que são valorizadas pelo que tem, e não pelo que são. A Bíblia, porém, assegura que mais vale o bom nome do que as muitas riquezas (Pv 22.1).

Faça o que é correto
Seu exemplo de retidão influenciará as pessoas à sua volta e dará testemunho do agir de Cristo em sua vida. Zelamos pelo que é honesto diante de Deus e dos homens (2 Co 8.21).

Saiba relacionar-se
O homem não foi feito para viver isolado, pois ele é um ser social. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele (Gn 2.18).

Saiba escolher seus amigos
Amigos devem ter propósitos em comum, comunicar suas necessidades e compartilhar as vitórias, como fez Daniel quando recebeu o reconhecimento do rei (Dn 2.48-49).

A decisão mais importante

Porém, de todas as decisões que o homem pode tomar, a mais sábia é buscar a Deus. Para tal, mais uma vez tomamos como referência o profeta Daniel. A despeito do decreto que ameaçava de morte todos que não reverenciassem o imperador, o profeta buscou ao Senhor.

Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer (Dn 6.10).

Quando buscamos os conselhos de Deus, Ele nos orienta a agir de maneira sábia, a fim de que não percamos nossas bênçãos e oportunidades. Faça como o profeta Daniel, que buscou o Pai incessantemente. Sua submissão foi determinante para que ele fosse próspero e bem-sucedido em todas as suas atribuições e escolhas.
Estamos apenas no início de 2013; por isso, tome decisões que farão toda a diferença para você não somente no decorrer deste ano, mas em todos os dias da sua vida.

 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Conhecer para confiar

Fé é confiança. Ter fé em Deus é confiar nEle; mas ninguém pode confiar em alguém que não conhece e ninguém pode conhecer uma pessoa se não conviver com ela.
 
Se você tiver um vizinho a quem cumprimentasse toda manhã ao sair para o trabalho e toda tarde ao retornar para casa, mas com quem não tivesse a oportunidade de trabalhar, de andar, de comer junto, enfim, de conviver, poderia você dizer que o conhece? Com certeza você conhece o rosto dele, a roupa que ele usa, e até a cor dos seus olhos, mas isso é conhecer alguém? Poderia você confiar sua vida a essa pessoa?

Quando alguém diz que não tem fé, está querendo dizer que não confia em Deus e o fato de não confiar nEle, significa que não O conhece, porque não convive com Ele, não passa tempo com Ele.

Isto é o que Paulo está querendo dizer quando afirma em Hebreus 11:6 que sem fé é impossível agradar a Deus.

O que é que deixa triste a Deus? Ele criou o ser humano para viver perto do Seu coração. Ele gostaria de andar com o ser humano como o fez com Enoque, com Abraão, com Noé e outros homens da Bíblia, mas o ser humano muitas vezes está preocupado com outras coisas em lugar de correr aos braços de Jesus e viver com Ele uma vida de comunhão permanente.

Não há nada que deixe Deus mais triste do que o fato de alguém não querer passar tempo com Ele.

Quando Deus chegou aquela tarde ao Jardim e deparou-Se com o homem caído, não ficou triste apenas porque um fruto tinha sido comido. O que machucou o Seu coração foi a ausência do filho. Onde estava o filho querido que corria aos Seus braços e gostava de estar com Ele?

A fé não é algo que o homem produz sozinho. A fé é confiança, e a confiança nasce naturalmente do relacionamento de duas pessoas que convivem.

Você faz de Deus apenas o Ser Supremo que habita nas alturas dos Céus? Ou Deus é para você um amigo que participa do dia-a-dia de sua vida cotidiana?

Saia esta manhã para suas atividades diárias, mas permita que Jesus conviva com você. Consulte-O antes de tomar uma decisão, de escolher uma roupa, de ouvir uma música, de tomar uma refeição, enfim, deixe que Ele participe de seus sonhos e planos. Conviva com Ele. Conheça-O e confie nEle. Seja uma pessoa de fé.

confianca (2)
Fonte: Site Rede Novo Tempo

domingo, 26 de maio de 2013

Jesus Cristo, o nosso pão diário

Graças ao nosso bom, amado, maravilhoso, majestoso, poderoso e grandioso Deus Pai, Filho e Espírito Santo, declaramos pela fé em Jesus Cristo, nosso Eterno Salvador, que todos os dias seremos renovadas, transformadas e saciadas por meio da Sua Palavra e de Sua presença em nossas vidas.

Em Mateus 6.9-13 Jesus ensina aos Seus discípulos a oração modelo do Pai- nosso: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém!

Nessa oração, Jesus Cristo nos transmite ensinos preciosos. Ele nos incentiva a crer que Deus nunca deixará faltar a provisão para nossas vidas, e instrui-nos a sermos totalmente dependentes de Sua pessoa. Assim, devemos confiar que o Senhor nos abastecerá e também a nossa família diariamente. Não faltará nada, pois Ele é o Jeová Jireh, o Deus que supre nossas necessidades física, espiritual, emocional e material.

Que as experiências que vivenciarmos diariamente com o Senhor nos ensinem a depender, a esperar, a confiar e a descansar em Deus, a exemplo do rei Davi. O Salmo 55, por exemplo, apresenta-nos um Davi aflito e angustiado, mas confiante no Senhor, conforme relata o versículo 22: Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.

Se seguirmos o exemplo do salmista e mantivermos uma atitude de confiança no Senhor, conforme Davi sinaliza, não viveremos excessivamente ansiosos, estressados o tempo todo, nem cederemos à incredulidade, ao medo e à insegurança. A mágoa, o ressentimento, o egoísmo e a mesquinhez não farão parte do nosso ser, pois Deus está no controle de nossas vidas. Pelo contrário, estaremos submissos à Sua vontade e ao Seu senhorio.

Deus é o Senhor dos nossos projetos, dos nossos relacionamentos, do nosso casamento, dos nossos filhos, do nosso ministério, das nossas finanças, da nossa saúde, da nossa alma, do nosso corpo e do nosso espírito. É o que nos aconselha Provérbios 16.3: Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Jesus Cristo, o pão da presença, está conosco em todos os momentos, conforme Ele mesmo assegura em Mateus 28.20: Estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! Portanto, tudo de que precisarmos para nossa sobrevivência, Ele suprirá, pois cremos que Sua bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias de nossas vidas.

Que a cada amanhecer você seja surpreendido pela provisão do Senhor, e que Deus o abençoe com o Seu amor, pois Ele é fiel!

sábado, 18 de maio de 2013

Ande com Deus

Algumas vezes, por aí, ouvi a história de Enoque contada para crianças de uma maneira diferente. A história dizia que Enoque e Deus eram muito amigos. Andavam juntos, caminhavam, brincavam e dormiam juntos. Enoque era muito dorminhoco e Deus sempre tinha que acordá-lo com o cotovelo, dizendo: “Acorda Enoque, já é muito tarde.” Então, ambos saíam da cama, escovavam os dentes juntos, e depois de tomar o desjejum saíam como todos os dias. Corriam pelos campos, nadavam em uma lagoa, colhiam frutos, descansavam debaixo das árvores e quando o sol começava a ocultar-se, Enoque dizia para Deus: “Senhor, já é tarde, voltemos para casa”. E os dois retornavam e dormiam juntos para começar tudo de novo no dia seguinte.
 
Um dia, Deus acordou Enoque e disse: “Olha como brilha o sol, parece que hoje será um dia diferente.”

Levantaram-se e começaram as atividades de sempre, mas aquele dia andaram como nunca, distraídos na maravilhosa comunhão em que ambos viviam. De repente o sol começou a ocultar-se e Enoque disse: “Senhor, já é tarde, temos que voltar.” Mas Deus respondeu: “Filho, hoje a gente andou tanto que a Minha casa está mais perto do que a sua. O que você acha se hoje a gente for para a Minha casa?” E naquele dia Enoque desapareceu, porque Deus o levou.

Embora contada para crianças, esta história nos mostra de maneira simples a beleza e a simplicidade do cristianismo.

Cristianismo nada mais é do que viver uma maravilhosa experiência de comunhão e companheirismo com Jesus. Fazer dEle o centro de nossa vida. Relacionar tudo com El,e. Permitir que Ele participe de nossos empreendimentos e atividades diários. Fazer de Sua presença algo real, como o garoto que pediu a seu pai para deitar do outro lado porque Jesus estava deitado de seu lado direito.

Está começando mais um dia. Por que não fazer dele um dia diferente, fazendo da presença de Cristo uma presença viva?

Como? Conservando um cântico no coração, relacionando tudo com Jesus, aproveitando qualquer oportunidade para falar a outros do amor de Cristo.

andar-com-Deus[1]

domingo, 12 de maio de 2013

Por que Deus não responde imediatamente?

Você vive momentos em que Deus parece muito distante? A maioria de nós sente isso. O salmista fala por nós ao clamar: “Senhor, por que estás tão longe? Por que te escondes em tempos de angústia?” (Sl 10:1). Pendurados na cruz, Jesus clamou: “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mt 27:46).
 
Nossos sentimentos podem dizer-nos que Deus está distante, mas as Escrituras dizem outra coisa. Quando clamamos a Deus em oração, Ele está perto, quer sintamos, que não. Ao mesmo tempo, podemos orar por algo de que precisamos sem ver uma resposta depois de semanas, meses ou até mesmo anos de intercessão fervorosa. Por que Deus tantas vezes nos faz esperar pelo que temos certeza ser necessário imediatamente?

Deus pode negar-nos certas coisas durante algum tempo porque deseja que oremos por elas. Ele quer fazer algo grande em resposta a nossas orações, algo que só pode nascer se orarmos. É possível que certas coisas não ocorram em sua vida a não ser que ore longa e fervorosamente por elas.

Se começar a desanimar e achar que a vida nunca vai mudar, saiba que o oposto é verdade. É nessas ocasiões que Deus o está preparando para o seu futuro. Ao chegar a hora certa, sabemos que Ele trabalha rapidamente. Achegue-se a Deus em oração, confiando em sua proximidade. Agradeça-Lhe por ouvir suas orações e porque vai responde-las à Sua maneira perfeita.
 
Esperando[1]