domingo, 27 de janeiro de 2013

Busque alguém maior

O que faz uma criança quando fica face a face com o vizinho brigão? “Meu irmão é maior do que o seu irmão.” “Meu pai é mais forte do que o seu.” Então os adultos entram em cena…
O que faz um menino de três anos quando dá um nós no cordão dos sapatos? Corre ao papai. O que faz uma garotinha de cinco anos quando cai e esfola o joelho? Grita a mamãe, pedindo conforto.

Quando enfrentamos problemas, perigos, dificuldades ou tristezas, naturalmente vamos a alguém maior, mais forte e mais poderoso. Como uma criança quer subir ao colo do pai ou ter os braços da mãe à sua volta, assim vamos nós ao Pai celeste. Ele é a Fortaleza que nos protege dos ataques, o Refúgio que nos abriga da perseguição, o Porto que nos resguarda das tempestades da vida. (Extraído da obra A Dad’s Blessing, de Gary Smalley e John Trent)

 leoa_e_filhote2[1]

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Como lidar com o fracasso

É interessante notar os diferentes modos de Judas e Pedro enfrentarem o fracasso. Ambos negaram o seu Senhor e o traíram. Judas o vendeu aos sacerdotes; Pedro recusou-se a admitir que O conhecia quando indagado no pátio, durante o julgamento de Jesus. Ambos o desertaram.
Mas quão diferentes foram as maneiras de lidarem com o fracasso! Judas não aguentou o seu fracasso e enforcou-se; Pedro, emocionalmente desfeito, chorou. Judas tomou o castigo em suas próprias mãos; Pedro, com o tempo, confiou no perdão de Cristo. Um pôs fim à vida, o outro chegou ao fim da vida antiga e começou de novo. Pedro era, deveras, a pedra, mas uma pedra que se rachava. Mais tarde, Cristo atingiu o íntimo de Pedro, dando-lhe nova comissão. Como um homem quebrado, Pedro recebeu a graça.
Como se lida com o fracasso? Através da autocondenação? Muitos se enforcam lentamente no remorso que cresce até se transformar em ódio de si mesmos. “Por que é que fui fazer isso?” “Como é que eu pude dizer isso?” Julgamo-nos ineficazes e sem valor algum. Outros, contudo, estão descobrindo o que Pedro descobriu: nossos fracassos não passam de prelúdio para uma compreensão mais profunda do amor e do poder capacitador de Cristo. Perdão e novo começo encontram-se apenas à distância de uma oração. Cristo está ouvindo neste mesmo instante. O que você precisa dizer-lhe? Como é que você O tem negado: A vida em Cristo é uma sucessão de novos começos. Por que não começar de novo hoje?

 fracassei

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Você quer tudo novo?

Mateus 5 descreve a reconstrução radical do coração, que é feita por Deus.

Observe a sequencia: Primeiro, reconhecemos que somos necessitados (somos pobres de espírito). A seguir, nos arrependemos de nossa auto-suficiência (estamos tristes). Desistimos de mandar em tudo e nos rendemos ao controle de Deus (agimos com humildade). Somos tão gratos por Sua presença que ansiamos ter mais dEle (queremos fazer o que é certo mais do que qualquer outra coisa). Ao nos aproximarmos dEle, nos tornamos mais semelhantes a Ele. Perdoamos os outros (agimos com misericórdia). Mudamos nosso ponto de vista (agimos como pacificadores). Suportamos a injustiça (suportamos mal tratos para fazer o bem).

Não é uma mudança casual de atitude. É uma demolição da velha estrutura e a criação de uma nova. Quanto mais radical for a mudança, maior será a alegria. E vale a pena cada esforço, pois esta é a alegria de Deus.

E, embora seu coração não seja perfeito, ele não está apodrecido. E, embora você não seja invencível, pelo menos você tem trabalhado com afinco. E você pode apostar que Aquele que lhe fez sabe exatamente como lhe purificar – dentro para fora. 

 tudo_novo