quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quando a resposta demora a chegar

Você já orou várias vezes por uma situação, uma pessoa, uma necessidade ou um sonho, e ainda não viu uma resposta para suas orações? Quando a impressão que temos é de que nossas orações não estão sendo respondidas há um bom tempo, talvez a nossa vontade seja de desistir ou ficar chateados com Deus ou perder o ânimo, em vez de ficar firmes enquanto esperamos.
 
Já passei por isso, e descobri que a única maneira para sair da frustração, da amargura e do desânimo é por meio do louvor. Quando louvo a Deus, fica mais fácil reconhecer o pecado da dúvida e da frustração para eu poder confessá-lo. A adoração ajuda-me a reconhecer que Deus é maior que qualquer uma das coisas pelas quais estou orando. Ela me ajuda a confiar que Deus ouviu minhas orações e responderá à Sua maneira e no seu tempo.

Quando adorarmos a Deus ao primeiro sinal de frustração e desânimo, Ele abrirá nossos olhos para a verdade e irá ajudar-nos a ver coisas por uma perspectiva mais próxima a dEle. Por isso, continue a perseverar em oração.

Quando nossas orações não são respondidas, muitas vezes pensamos que Deus não nos ama ou não se preocupa conosco e com as coisas que são importantes para nós. Mas é exatamente o contrário. Nada diminui Seu amor por nós. Embora tenhamos o privilégio de orar, não temos o direito de dizer para Deis como Ele deve responder as nossas orações. Isso cabe a Ele. Cabe a nós orar e louvar. Precisamos fazer o NOSSO trabalho e deixar que Deus faça o DELE.

  esperar (2)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

“Isso não é para você”

Às vezes, podemos orar por algo bom ou até mesmo bíblico que Deus resolveu que não é para nós. Para outras pessoas talvez – mas não para nós. Nossa persistência nessa oração não resolve porque essa pode ser uma das vezes em que a resposta de Deus será: “Você fez a oração errada”.
 
Quando eu tinha trinta e poucos anos, orei repetidamente pelo “dom da administração”, que, claro, é um dos dons mencionados em I Coríntios 12:28 na lista dos dons espirituais. Eu via a secretária de meu marido com seu tremendo dom de administração e anelava por ele também. Eu ficava a pensar em todas as coisas maravilhosas que poderia organizar para Deus – se tão-somente Ele me desse o dom da administração.

Assim, implorei e supliquei a Deus que me desse esse dom. Mas essa era a oração errada – Deus nunca me deu o dom da administração. Entretanto, não foi senão quando percebi finalmente que Deus retém os dons tão liberalmente quanto os concede que compreendi que Ele sabia o que estava fazendo, e aceitei a Sua resposta negativa.

Mas isso não ocorreu porque Deus estava sendo malvado e recusando um dom espiritual bom. Era Deus respondendo-me que me havia chamado “segundo o seu propósito” e não segundo o que eu achava que deveria ser e fazer. Deus sabia que eu teria apenas vinte e quatro horas por dia, e havia resolvido antes da fundação do mundo como que queria eu gastasse. Eu estivera orando a oração errada.

Ainda desejo ocasionalmente  que eu tivesse esse dom maravilhoso, mas o plano de Deus desde o princípio era que eu estudasse e ensinasse, e não apenas passasse tempo reorganizando todos e todas as coisas.

Assim, orar por um dom que Deus absolutamente não tinha a intenção de que eu tivesse foi gastar todo aquele tempo fazendo a oração errada. E, através dos anos, ele graciosamente providenciou a minha Sally, cujo dom é esse dom maravilhoso da administração, para dirigir o meu ministério enquanto faço aquelas coisas que Ele de fato me equipou para fazer.

 frustracao